quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como incentivar a leitura se o professor não sabe contar histórias?

Eu sempre fui fascinado por Monteiro Lobato, e como todo mundo deveria saber na última segunda feira, foi o DIA DO LIVRO INFANTIL, e dia de MONTEIRO LOBATO, como sabem também, consegui estágio no 1° ano da educação infantil, e neste dia comemorativo a "professora", resolveu contar uma história, das tantas que o homenageado nos deixou de herança.
Se não me foge a memória a história era " O grito da Dona Benta", livro bonito bem ilustrado, com certeza uma edição nova. E a "professora" começou a contar a história, no início a criançada até estava prestando a atenção, mas a narração não era digna dos 30 anos de docencia da "professora", era pobre de detalhes, sem vida, não havia participação do público, nem de quem narrava, porque ela não sabia se "lia" em voz alta, ou se gritava com a maioria das crianças, que a essa altura do campeonato ja tinham perdido o interesse pela história.
"O povo brasileiro não tem o hábito de ler", claro que não! Se desde pequeno ele vê a leitura como uma obrigação, e se os pais e os professores não conseguirem incentivar nas crianças este hábito, realmente nada vai mudar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário